Gosta de escrever?

Tem um manuscrito pronto ou em fase de acabamento? Quer dar a conhecer o seu talento?

Óptimo! Já cumpriu a sua parte do nosso contrato: você escreve, nós publicamos.

Liberte as gavetas de projectos de livros, ou de livros já acabados!

Por gosto, por lucro, por estudo, por trabalho… livro escrito é livro publicado!

Escreva hoje, publique amanhã, sem problemas, sem recusas!

Perguntas Frequentes

 Estas são algumas das questões que nos são colocadas com mais frequência, veja, por favor, se alguma vai de encontro às suas dúvidas. Se não encontrar resposta à sua dúvida envie um email para geral@tecto-de-nuvens.pt; informacoes@tecto-de-nuvens.pt ou tectodenuvens@hotmail.com


Quanto custa?

Provavelmente bastante menos do aquilo que pensa. No entanto, deverá saber que o preço de cada exemplar varia de acordo com o número de páginas, se a há uma impressão, total ou parcial, a cores; se a capa é personalizada ou se é standard; se o livro só tem texto ou se também tem imagens; o número de exemplares também faz variar o preço por exemplar: quanto mais exemplares, menor o preço por unidade.


Quanto recebo? Quem estabelece o preço dos livros?

Recebe aquilo que pretender receber e, evidentemente, em função do número de exemplares vendidos; ou seja, é o autor quem estabelece o preço por exemplar e quanto maior for a margem de lucro estabelecida em relação ao preço de custo, maiores serão as receitas.


Há 1 contrato escrito?

Há. Assim que todos os detalhes em relação ao livro ficam estabelecidos será enviado, por mail, um documento legal onde estão estabelecidos os termos do contrato. Após a assinatura esse documento é enviado pelo correio para a editora iniciando, assim, o processo editorial.


Direitos de autor?

Os direitos de autor estão sempre protegidos, no nosso sistema também o copyright (direito de impressão) mantém-se  com o autor, permitindo-lhe, por exemplo, que possa fazer uma segunda edição da obra com uma outra editora.

Podem alterar o meu texto?

Qualquer alteração feita ao texto será sempre a pedido do autor e/ou com autorização do autor. Sem ser nestas circunstâncias, não há lugar a qualquer tipo de alteração ao texto apresentado.


Vantagens em publicar neste sistema?

Controlar todo o processo desde a escrita à publicação, mas tendo sempre aconselhamento e quem cuide dos vários aspectos assim que eles vão sendo definidos.
Maior rapidez em ter a obra disponível ao público.
Maiores lucros: 50 a 60% versus os habituais 15%.
Definir o tipo de promoção e divulgação que pretende para a sua obra.
Não há uma produção excessiva de exemplares e a respectiva necessidade de armazenamento. Falamos de pequenas quantidades, facilmente escoáveis. Deste modo o investimento é mais baixo e é sempre feito um mínimo de garantias – na Tecto de Nuvens tem a possibilidade de, se conseguir vender todos os exemplares, recuperar todo o dinheiro investido e ainda ganhar, pelo menos, uma quantia igual àquela que investiu.

Número mínimo de exemplares?

Não há um número mínimo de exemplares, mas há quantidades em que os custos unitários são mais vantajoso para o autor. De um modo geral não aconselhamos menos de 50 exemplares e a partir de 100 os custos já são bastante competitivos. Ainda assim continuamos a sublinhar a pertinência de cada caso ser estudado na sua especificidade.
  
Distribuição e venda?

Este é outro ponto totalmente controlado pelo autor. O livro pode ser vendido onde e como o autor o entender, estando sujeito às regras impostas pelo mercado em termos de quantidades e de comissões.
Sempre que solicitado, veremos com os autores as melhores soluções para a venda da sua obra e, se o autor assim o pretender, podemos, em nome do autor, negociar algumas dessas soluções.

Materiais promocionais?

Caso autor o deseje podemos providenciar toda a espécie de artigos promocionais, devidamente personalizados, para ajudar a divulgar o livro ou para serem vendidos em conjunto com ele. O departamento gráfico, em sintonia com o autor, ajudará a escolher e a personalizar os materiais que melhor se adeqúem a cada caso.

Tenho algumas coisas escritas à mão ou à máquina. Posso enviá-las assim?

Sim, terá nesse, caso é de mandar pelo correio (pode ser uma fotocópia, desde que o texto seja bem legível).
  
Como é que publicam textos escritos à mão ou à máquina?

Antes de se iniciar o processo de edição, teremos de fazer o processamento do texto – é um serviço pago, e que poderá ser feito independentemente de haver, ou não, publicação.

Há diferenças nos livros impressos nos Estados Unidos e nos impressos na Europa?

Em princípio não há nenhuma, os livros são impressos pela mesma Gráfica. Em teoria os papéis e os acabamentos são os mesmos. O trabalho de edição será o mesmo: capa, paginação do miolo, etc.
Onde pode haver alguma diferença é nos livros que são impressos on demand, pois serão impressos no país mais próximo do cliente que o encomendou. Capa e paginação, contudo, mantém-se.

E posso ter livros ligeiramente diferentes para os Estados Unidos/Canadá e Europa?

 Sim, é claro. Basta que assinale quais são as alterações para que tratemos da respectiva burocracia (ISBN e Número de Depósito Legal serão diferentes). Se as alterações forem mínimas (um Prefácio diferente, por exemplo) orçamentaremos apenas o tempo de trabalho necessário a essa alteração.

O que é necessário para se obter um orçamento?

Para além do manuscrito é necessário fornecer alguns dos dados que se encontram referidos no separador "Processo de Edição" e, para os Estados Unidos e Canadá é fundamental indicar a morada da entrega (não precisa de ser a morada completa, basta: localidade, Estado e País).

Quanto tempo demora a obter um orçamento?

Para entrega na Europa são cerca de 2 dias, para os Estados Unidos e Canadá tentamos que não ultrapasse uma semana.

E quanto tempo para o livro ficar pronto?

O standard que encontram nos contratos refere 4 meses, no entanto, é muito raro um autor dar-nos tanto tempo para fazermos o livro... Agradecemos, encarecidamente, que nos seja dado, pelo menos 6 semanas para que tudo fique bem feito e seja entregue atempadamente (a gráfica precisa, em média, de 10 a 12 dias úteis). Também depende muito do autor a rapidez com que o processo evolui, ficamos muitas vezes parados a aguardar resposta aos emails ou por uma revisão.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue tem moderação de comentários, terá de aguardar um pouco antes de poder visualizar o seu comentário.
Questões e dúvidas mais específicas serão respondidas por email.
Obrigada pela vossa compreensão.