Gosta de escrever?

Tem um manuscrito pronto ou em fase de acabamento? Quer dar a conhecer o seu talento?

Óptimo! Já cumpriu a sua parte do nosso contrato: você escreve, nós publicamos.

Liberte as gavetas de projectos de livros, ou de livros já acabados!

Por gosto, por lucro, por estudo, por trabalho… livro escrito é livro publicado!

Escreva hoje, publique amanhã, sem problemas, sem recusas!

Porquê escrever?

Uma das perguntas que mais me fazem enquanto editora é: "Será que tenho talento? Acha que devo escrever?"

Todos são autores

Há muitos autores frustrados, pois não passam no crivo das editoras tradicionais, o que nem sempre é reflexo da falta de qualidade do texto, mas apenas por ser dirigido a um nicho de mercado demasiado pequeno para merecer o interesse, e o investimento, da editora. Neste sistema, estes autores terão oportunidade de chegar a esse nicho de mercado pois não só terão o livro publicado como, se o pretenderem, a Editora poderá usar todos os seus contactos para proceder à divulgação da obra.
Há, igualmente, muitas pessoas que escrevem por lazer e não pretendem grandes edições, apenas alguns exemplares para guardar ou oferecer, o que não justifica um grande investimento, como seria o de uma tradicional edição de autor; mas que justifica um pequeno investimento

Para além destes casos, há autores já com obra publicada e capazes de assegurar a impressão mínima standard, mas que não pretendem esperar o tempo médio de edição de uma editora tradicional – que tem sempre por prioridade assuntos e figuras da ordem do dia e/ou com algum grau de polémica como pano de fundo – que ronda os dois anos; no nosso sistema, em poucos meses tem o seu livro nas mãos.
  
Há, ainda, situações que merecem ficar perpetuadas no papel: encontros de familiares; encontros de profissionais de uma mesma área; colegas de escola; militares, etc. Testemunhos e fotografias podem dar um belíssimo álbum de recordações do gosto de todos os participantes.
E há experiências de vida, tradições familiares e/ou regionais que se pretendem preservar.
O número de situações e de conteúdos que inspiram autores e leitores são inúmeros. O assunto pode não interessar a milhares, mas isso não é motivo para privar dezenas de uma leitura que consideram interessante.


Não deixe que sejam os critérios dos outros a decidir a sua vida literária, escreveu um livro e acha que o deve dar a ler a outros, faça-o e pronto. Quem acredita na qualidade daquilo que escreve devia ter como o primeiro passo lógico a dar, o investir na sua publicação e divulgação; porque se não queremos investir em nós próprios, como podemos esperar que os outros o façam? Mostre ser mais inteligente e mais confiante e aposte, pelo menos, numa primeira edição (se o seu trabalho tem a qualidade que você acha que tem, não tarda serão outros a querer apostar em si).
O sistema on demand tem muitas mais vantagens para o autor do que o sistema tradicional, em particular se falamos de autores ainda desconhecidos. Porquê? Porque nunca vai abrir mão de nenhum dos seus direitos (autor e copyright, por exemplo); porque vai controlar todo o processo: do formato do livro, ao tipo de capa, número de exemplares, onde vender; passando por manter o texto exactamente conforme o escreveu. Mais importante, tem mais lucros; melhor, tem os lucros que pretender ter: neste sistema a margem de lucro é definida pelo autor, uma vez que é este quem estabelece o preço do livro e dado não haver intermediários, ou haver menos do que no sistema tradicional; está comprovado que o simples facto de ter o livro numa livraria não é garantia de que os potenciais leitores tenham conhecimento dele (não sem uma grande máquina de marketing que acaba por consumir uma boa parte dos lucros). Com a publicação on demand (que implica logo à partida que os exemplares só sejam publicados a pedido de quem os quer adquirir, cortando, de imediato à necessidade de se investir em exemplares desnecessários e respectivo espaço de armazenamento) é mais fácil divulgar e vender os livros online ou ser o próprio autor, que tem um conhecimento privilegiado do seu público-alvo a proceder à venda; em qualquer dos casos com pouca ou nenhuma comissão sobre o lucro das vendas e, sem dúvida, com maior visibilidade para o potencial leitor.
Outra vantagem é poder obter ajuda para o seu investimento recorrendo a mecenas e/ou patrocínios (mesmo contribuindo com pequenas quantias, têm benefícios fiscais e direito a ter o nome a figurar na contra-capa.
Como vê, há todo um conjunto de vantagens que vale a pena considerar. E não se preocupe se, por acaso, não sabe bem como se movimentar no meio literário, desde a primeira hora que beneficiará de um serviço de aconselhamento que o ajudará a tomar todas as decisões, já para não referir que tratamos também de todas as outras formalidades e questões logísticas, tais como o Depósito Legal, ISBN, etc.
Então? De que está à espera? Deixe os leitores apreciarem a sua obra!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue tem moderação de comentários, terá de aguardar um pouco antes de poder visualizar o seu comentário.
Questões e dúvidas mais específicas serão respondidas por email.
Obrigada pela vossa compreensão.