Gosta de escrever?

Tem um manuscrito pronto ou em fase de acabamento? Quer dar a conhecer o seu talento?

Óptimo! Já cumpriu a sua parte do nosso contrato: você escreve, nós publicamos.

Liberte as gavetas de projectos de livros, ou de livros já acabados!

Por gosto, por lucro, por estudo, por trabalho… livro escrito é livro publicado!

Escreva hoje, publique amanhã, sem problemas, sem recusas!

Processo de Edição

De um modo muito abreviado fica uma primeira apresentação do processo. Caso a caso ajustamos procedimentos para que, dentro do possível, todas as partes envolvidas tenham o processo agilizado e simplificado.


Para se poder fazer uma simulação de um orçamento é necessário reunir uma série de elementos: tamanho do livro, tipo de papel, número de exemplares, número de páginas. Estes dados constituem o orçamento de impressão, em que o preço unitário diminui quanto maior for o número de exemplares. Quanto maior for o livro, maior o custo; no entanto, a partir do mínimo de 68 páginas, quantas mais páginas, mais caro fica o livro – é por isso necessário, por vezes, tentar um equilíbrio entre o tamanho e o número de páginas de modo a obter um bom custo unitário (que vai ser a base do preço de venda ao público).

Os papéis também têm custos diferentes, sendo os mais baratos os de 80 gr por metro quadrado de gramagem, alternando a ser o mais barato, conforme a época do ano e as promoções, o papel branco, 80 gr ou o amarelado, 80 gr (estes dois são os mais populares). Depois há toda uma variedade, ainda dentro do 80gr, em que há textura ou brilho, e gramagens superiores, que também têm vários aspectos em termos de brilho e textura. Naturalmente, mais gramagem, mais brilho, mais textura, tem um custo superior.
Também influi no preço da impressão o tipo de alçado, sendo que o colado é bastante mais barato do que o cosido. Um livro com a capa não plastificada fica ligeiramente mais barato do que o plastificado.

A capa pode ser mole (a capa que mais se encontra no mercado – não é uma capa sem qualidade, como alguns pensam, a capa mole é uma capa flexível) ou capa dura (substancialmente mais cara porque, obrigatoriamente, tem que ter alçado cosido).
- Na Europa é mais prática corrente os livros serem editados em capa mole, havendo, caso se justifique, edições especiais em capa dura. No entanto, sabemos que nos Estados Unidos, por exemplo, a norma vira-se mais para a primeira edição ser em capa dura. Poderão fazer como entenderem, inclusive, se assim o pretenderem, podem ter edição em capa dura para os Estados Unidos e em capa mole para a Europa. -
Ainda na impressão, a impressão do miolo a preto é mais barata do que a cores. Na capa não há diferença.

Quanto à pré edição: paginação e capa têm custos variáveis. A paginação simples (não tem tabelas nem gráficos) é baseada no número de páginas. A capa pode ser standard, está incluída no pacote básico de edição, que é uma capa que é sempre igual, com a possibilidade de o autor escolher as cores dos elementos que a compõem. Podemos adaptar uma imagem ou uma fotografia fornecida pelo autor para criar a capa, que será uma capa semi - personalizada; ou então, podemos criar uma capa completamente de raiz, baseada nas indicações dadas pelo autor.
Se o autor o desejar, podemos, também, por um custo extra, fazer a revisão do texto (não em termos de conteúdo, mas de gramática).

Do processo de edição faz também parte, ou seja, está incluído no custo, obter o ISBN do livro; número de Depósito Legal, entrega de exemplares na Biblioteca Nacional (depósito legal). Os livros são entregues, gratuitamente, na morada indicada pelo autor.
- Contudo, para os Estados Unidos e Canadá, os preços de produção de cada livro dependem da distância a que a morada de entrega fica da fábrica que produz os livros. Na Europa a entrega gratuita é para Portugal continental, para outras entregas há um custo acrescido (variável com a distância) que será devidamente orçamentado. -

Feita a simulação do orçamento (por vezes durante a paginação e, depois, pela revisão do próprio autor, o número de páginas pode aumentar ou diminuir), só avançamos com o trabalho após o pagamento de 50% do valor orçamentado. Quando o livro está pronto a seguir para impressão, já se pode estabelecer o que sobeja pagar.

Antes da impressão é assinado um contrato de edição e o autor tem de nos dar, por escrito, permissão para impressão (os direitos de autor e de copyright do livro pertencem sempre ao autor, legalmente, não temos autoridade para mandar imprimir o livro).
- A permissão de impressão é dada por email, o contrato terá que nos chegar em papel, embora, numa fase inicial, para abreviar o processo, nos possam enviar uma cópia por email ou por fax. -

Quando o livro está pronto para ser entregue, é solicitado o pagamento dos  50%  restantes do valor orçamentado (aqui já é o valor final depois de descontados os 50% iniciais, o que quer dizer que na segunda prestação, quando se fazem os acertos o autor poderá pagar um pouco mais ou um pouco menos, caso o orçamento previsto não esteja correcto). 
- Mesmo que não tenham necessidade disso, terão que receber uma factura, pois nós somos obrigados a justificar a entrada do dinheiro. -

Desde Janeiro de 2016 todas as edições em papel têm, se o autor assim o desejar, a possibilidade de serem disponibilizadas para vendas on demand (os livros são impressos à medida que são pedidos) em superfícies como a Amazon  e em versão em e-Book simples (PDF) sem custos adicionais; para os que pretendem os livros em e-pub orçamentaremos o custo caso a caso (varia com o número de páginas).

Correntemente, temos, também a oferta de tantos marcadores de livros quantos os exemplares impressos.
No que diz respeito à edição, o autor não tem mais nada a pagar, comissões, consignações, etc. A totalidade dos livros é do autor (nós gostamos sempre de receber a oferta de um ou dois exemplares para a nossa biblioteca, mas é facultativo).

Se o autor não pretender uma edição em papel, mas apenas a versão e-Book, o processo em termos de paginação e capa é similar, mas, naturalmente, não há escolha de papéis e acabamentos de capa; no entanto, alguns tipos de publicação com imagens, tabelas, gráficos, etc., não são aceites por algumas das plataformas pelo que poderemos desaconselhar o e-Book, em alternativa, o autor pode ter uma versão mais simples, apenas em PDF.

Para os e-Books, dado o custo menos elevado, por norma o pagamento é feito em apenas um pagamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este blogue tem moderação de comentários, terá de aguardar um pouco antes de poder visualizar o seu comentário.
Questões e dúvidas mais específicas serão respondidas por email.
Obrigada pela vossa compreensão.